Inovação em Desenvolvimento Local

Publicação traz reflexões e resultados da agenda temática conjunta organizada pelas iniciativas Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal) e Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) no ciclo 2014
COMPARTILHE

O Brasil é um país de dimensões continentais e, com uma população de quase 200 milhões de pessoas, tem a sétima maior economia do mundo. Sua enorme diversidade e complexidade socioambientais, no entanto, proporcionam ao seu desenvolvimento desafios à altura: desigualdade social, pressão sobre os recursos naturais, economia de baixo valor agregado e infraestrutura logística e energética insuficientes são alguns exemplos.

Para atender à crescente demanda por energia, matéria prima, alimentos e bens de consumo, estão na pauta do governo e das empresas a construção de grandes empreendimentos (usinas hidrelétricas, obras de infraestrutura, rodovias, ferrovias, portos etc.), a busca por novas fontes minerais, energéticas e de outros insumos de origem natural, e também por uma maior eficiência das práticas agropecuárias e de produção industrial.

Os passos dessa caminhada, quando dados sem a consideração de realidades locais, além de não criar oportunidades socioeconômicas por onde passa, pode afetar culturas tradicionalmente estabelecidas, agravar a falta de acesso a serviços públicos básicos, impactar espécies da biodiversidade e desequilibrar ecossistemas que provêm serviços fundamentais para a sociedade.

É possível equacionar o crescimento econômico e o desenvolvimento de nosso país dialogando com as diversas localidades para que se compartilhe o valor gerado por essas empreitadas? Como uma empresa pode adquirir matéria-prima da biodiversidade de forma sustentável e valorizar o trabalho e repartir benefícios com as pessoas ligadas à sua produção e extração? Existe uma forma de relacionamento justo entre grandes empresas e partes envolvidas em suas cadeias de valor e territórios que as hospedam?

Foi buscando respostas para essas perguntas complexas que o GVces, com um grupo de 19 empresas, se propôs a abordar o tema Inovação em Desenvolvimento Local. O projeto promoveu uma série de encontros para o alinhamento sobre principais conceitos, definição de temas prioritários, aprofundamento em alguns desses temas e troca de experiências.

Além disso, fez parte da agenda desse ciclo uma chamada de casos de Inovação em Desenvolvimento Local, por meio da qual pudemos nos aproximar do que estava acontecendo pelo Brasil afora e possibilitar aos protagonistas dessas experiências inovadoras o compartilhamento de seus desafios e resultados com o grupo. A equipe viajou quilômetros por muitas regiões do país e entrou em contato com a realidade de territórios que estão recebendo grandes empreendimentos e/ou fazem parte da cadeia de valor de grandes empresas.

Fundamentalmente, a lógica que permeou essas reflexões foi a de que uma cadeia de valor eficiente e socioambientalmente responsável pode beneficiar e fortalecer o território, ao mesmo tempo em que um território estruturado e fortalecido pode contribuir para uma cadeia de valor mais eficiente e socioambientalmente responsável.

O resultado desse trabalho está concretizado nesta publicação, que esperamos ser de grande valia para inspirar novas formas de atuação empresarial.

 

Acesso à publicação


Mais Lidos

Nenhum post encontrado.