ID Local 2015: Monitoramento do Desenvolvimento Local e Avaliação de Impacto

Contribuições para Práticas Empresariais
COMPARTILHE

Contribuir para a construção de diretrizes e ferramentas voltadas à internalização do desenvolvimento local na gestão empresarial é a missão da iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local), do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces). Atuando como uma plataforma que reúne um grupo de empresas, ID Local vem desenvolvendo, desde sua criação em 2012, propostas para lidar com os desafios e oportunidades que envolvem a relação entre grandes empreendimentos e/ou cadeias de valor em territórios brasileiros.

Em 2015, dois temas foram escolhidos para as atividades do ciclo ao longo do ano: monitoramento do desenvolvimento local e avaliação de impacto. Duas motivações nortearam essa escolha: a importância da contribuição de grandes empresas para o estabelecimento de processos transparentes e participativos de monitoramento do desenvolvimento local onde essas organizações atuam, e a demanda pela melhor compreensão, por parte do setor empresarial, dos métodos de avaliação de impacto de suas intervenções em desenvolvimento local.

Como resultado das atividades do ano, uma publicação foi desenvolvida  está organizada da seguinte forma: 

  • Capítulo 1:  trata da importância da gestão de indicadores como subsídio para a atuação empresarial responsável em nível local.
  • Capítulo 2: traz, de forma concisa, os conceitos de monitoramento do desenvolvimento local e avaliação de impacto, além de princípios a serem observados pelas organizações que desejam implementar ações dessa natureza. Com o objetivo de ilustrar os desafios e as oportunidades relacionadas.
  • Capítulos 3 e 4: apresentam quatro experiências promovidas por atores empresariais, sendo duas no campo do monitoramento do desenvolvimento local e duas no campo da avaliação de impacto. 
  • Capítulo 5: resume as principais considerações que o ciclo de trabalho 2015 trouxe à iniciativa ID Local e suas empresas-membros. 
  • Anexo: apresenta uma tabela-resumo dos principais métodos de avaliação de impacto.

 Boa leitura!

Acesso à publicação


Mais Lidos

Nenhum post encontrado.